terça-feira, 4 de junho de 2019

Como lidar com Divergência de opiniões.

Para escrever este artigo, vou citar uma premissa básica: Não existem duas pessoas iguais no Universo e muito menos quem pense igual. O máximo que pode acontecer é terem opiniões parecidas, mas se forem defender a mesma ideia, os argumentos serão diferentes.

Quando estamos em uma conversa, percebemos os diversos pontos de vista e claro que temos o nosso próprio e por mais que não aceitemos a diferença, podemos e devemos respeitá-las.

Diante disso, é necessário que não tentemos impor nossa forma de pensar para as pessoas próximas, mas podemos expor calmamente o que assimilamos sobre determinado tema.

Para evitar brigas, devemos manter a mente aberta para novos argumentos, para que possamos refletir sobre isso e perceber como é aplicável ou não à nossa vida e quem sabe adicionar novas ideias em nosso subconsciente.

Precisamos entender que todos temos visão de mundo diferentes, porque vivenciamos situações diferentes ao longo da nossa vida, que determina nossas crenças e valores, por isso não devemos julgar nunca o próximo, mas respeitá-lo acima de tudo, também, porque podem ter acesso à informações divergentes também.

Respeitar a história do outro, que é o que transformou-o no que ele é, é a melhor forma de promover bons relacionamentos.

Não existe fórmula mágica de ação respeitosa, cada um tem o seu modo de demonstrar respeito, porém para descobrir o seu, basta ouvir a si mesmo.